Olá a todos! Sou Elisabete e tenho uma história um bocadinho diferente para vos contar. É normal as histórias terem princesas, heróis, magia e terem sempre um final feliz em que todos vivem felizes para sempre. No entanto também há história de fantasmas, monstros e outras criaturas assustadoras e imaginarias e que tornam os finais das histórias bem diferentes do habitual, viveram felizes para sempre.
Hoje quero falar sobre um fantasma real e muito mais aterrorizador do que qualquer história de terror: o bullying. Esta história é uma lembrança constante na minha vida, uma sombra que me acompanha desde a infância. Vou contar-vos a minha experiência, esperando que isso ajude a conscientizar sobre o impacto profundo e duradouro que o bullying pode ter.
Um Fantasma Chamado Bullying
A história que vou contar parece ter sido escrita especialmente para esta uma data assustadora como o Halloween. No entanto, o que vou relatar é uma realidade que enfrento diariamente desde os meus cinco anos de idade. Trata-se de um fantasma que me persegue e me faz chorar, lembrando-me de coisas que preferia esquecer.
Quando comecei a escola, era uma menina um pouco diferente dos outros. Era tímida, a mais baixinha da turma e muito magrinha. Além disso, estava a estudar em Espanha, pois os meus pais emigraram na busca de uma vida melhor. Essas diferenças fizeram com que meus colegas não me aceitassem. Eles insultavam-me, batiam-me, em vez de me chamarem pelo meu nome, tratavam-me por “girino”.
Brincava sempre sozinha, escondida nas escadas da arrecadação da escola. Foi ali que, pela primeira vez, encontrei o fantasma do Bullying. Desde então, sempre que tento fazer algo melhor ou preciso de coragem, ele aparece para me assombrar. Hoje, consigo enfrentá-lo e dizer-lhe para desaparecer, mas, mesmo assim ainda, ainda fico triste.
Já subscreveu a nossa newsletter?
Junte-se à nossa comunidade e fique a par das últimas tendências e artigos como incutir valores sociais nas crianças!
Prometemos nunca fazer spam ou vender as suas informações. Nós detestamos spam. Comprometemo-nos a mantê-lo informado e a enviar comunicações apenas pontuais diretamente para o seu e-mail.
A minha mensagem para vocês é simples, mas importante: antes de magoarem alguém, pensem que isso não é algo passageiro, nem uma brincadeira sem consequências. Vocês podem estar a criar um fantasma que acompanhará o vosso colega pelo resto da vida.
Invés de assombrarem os outros, vamos combater o verdadeiro fantasma que é o bullying e criar um ambiente mais acolhedor para todos.
Lembrem-se, a gentileza pode afastar qualquer fantasma!
Conclusão
Ao refletirmos sobre o impacto do bullying, percebemos que suas consequências vão muito além de meras brincadeiras de infância. As cicatrizes emocionais que ele deixa podem durar uma vida inteira, transformando-se em fantasmas que assombram as vítimas nos seus momentos mais vulneráveis.
Na YouBig,, acreditamos no poder transformador da educação lúdica para criar um mundo melhor. A nossa missão é incutir valores sociais e espalhar alegria e diversão. É por isso que desenvolvemos o jogo de tabuleiro “No bullying Zone”.
Este jogo inovador não só proporciona momentos de diversão, mas também educa e consciencializa sobre a importância de combater o bullying.
Queremos criar ambientes seguros e acolhedores, onde todos se possam sentir respeitados e valorizados. Com “No bullying Zone”, estamos empenhados em transformar a experiência de jogar em uma ferramenta poderosa para a mudança social positiva.